quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fóssil de formiga gigante desconhecida encontrado nos EUA

A "Titanomyma lubei" deve ter atravessado o Árctico durante picos de calor, há 50 milhões de anos

Restos fossilizados de uma das maiores espécies de formigas que já existiram foram descobertos nos Estados Unidos da América. Um estudo feito por uma equipa de cientistas norte-americanos e canadianos revela que esta espécie, Titanomyma lubei, deve ter atravessado o Árctico durante picos de calor, há 50 milhões de anos.

A formiga, que tinha mais de cinco centímetros de comprimento, terá viajado entre a Europa e a América do Norte quando os continentes estavam mais próximos. Os fósseis foram achados em sedimentos de um antigo lago no estado Wyoming.

No estudo, publicado na revista «Proceedings B», os investigadores explicam que espécie recém-descoberta parece semelhante à encontrada na Alemanha e sul de Inglaterra, do mesmo período geológico.

Pouco se sabe sobre os hábitos da espécie, a não ser que tinham asas, pelo menos a rainha, pois não foram encontradas formigas obreiras. Os fósseis foram encontrados próximos de plantas que vivem em temperaturas acima dos 20 graus centígrados.

Na época em que a espécie existiu (entre 56 milhões e 34 milhões de anos), houve períodos de eventos hipertermais, em que as temperaturas na Terra subiam para níveis mais altos que os actuais, provavelmente por causa da libertação de gases como o metano.

Artigo: Intercontinental dispersal of giant thermophilic ants across the Arctic during early Eocene hyperthermals

Fonte/Referências: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=48850&op=all 


Comentário:Muito interessante isso por que podem descobrir que a formiga um inseto pequeno pode ser grande antigamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário