quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fóssil descoberto na China mostra ponte evolutiva entre répteis e mamíferos

 Data:19/04/11

Investigadores afirmam que esta evidência evolutiva era procurada há mais de cem anos

Os ossículos dos ouvidos são comuns a todos os mamíferos. Esta formação óssea faz também a ligação entre esta classe e a dos répteis, tendo nestes últimos evoluído de uma maneira distinta. Com a descoberta de um fóssil quase completo com 125 milhões de anos, confirma-se essa relação.

Um pequeno mamífero com 35 centímetros de comprimento encontrado na China mostra os ossos em plena evolução desde a formação que se pode ver na mandíbula dos répteis até à sua actual localização no ouvido dos mamíferos. O estudo, que envolveu investigadores dos Estados Unidos e da China, está publicado na revista Nature.
O Liaoconodon hui apresenta uma estrutura peculiar nos ossículos do ouvido, maior do que as estruturais actuais, com uma cartilagem ossificada que ajudou a alongar o tímpano. Esses ossos evoluíram, ficando mais pequenos e tornaram-se no martelo, bigorna e estribo, que se encontram à volta do tímpano.

O autor do estudo, Jin Meng, conservador da secção de Paleontologia no Museu de História Natural, afirma que este tipo de animal estava a ser procurado pelos cientistas há já 150 anos. "Temos agora a evidência paleontológica que mostra a relação entre a mandíbula e o ouvido médio", acredita Meng.

A teoria que sugere que os ossículos que acompanham o tímpano dos mamíferos são os mesmo que completam os ossos da mandíbula dos répteis foi proposta pela primeira vez por Carl Reichert, em 1837. De lembrar que Charles Darwin publicou A Origem das Espécies em 1859.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=48595&op=all

Comentário:Interessante descobrir isso na china agora tem mais provas de novas espécies de dinossauros.



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário