quarta-feira, 30 de março de 2011

Desmatamento na Amazônia atingiu 63 km² em fevereiro

Brasília - A Amazônia perdeu 63 quilômetros quadrados (km²) de floresta em fevereiro, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (23) pela organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Na comparação com fevereiro de 2010, quando os satélites registraram 87 km², houve redução de 28% no ritmo da devastação.

No entanto, por causa da cobertura de nuvens, os dados podem estar subestimados. Em fevereiro, foi possível observar apenas 12% da Amazônia Legal. Em estados como Pará, Amazonas e Mato Grosso, as nuvens cobriram 90% do território.

Rondônia foi o estado que mais desmatou a Amazônia em fevereiro, com 36 km² de floresta a menos (56% do total derrubado no período). No Pará, os satélites registraram 19 km² de novos desmates, em Mato Grosso, 7km² e em Roraima, 2km².

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon também mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em fevereiro, a degradação avançou 113 km², área 14% maior que a registrada no mesmo mês de 2010, de 99 km². O estado com maior área degradada no período foi Rondônia, com quase 74% do total registrado.

O Imazon estima que o desmatamento em fevereiro provocou a emissão de 4,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente – medida que considera todos os gases de efeito estufa.

O monitoramento oficial do desmatamento da Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No período crítico de chuvas na região, que vai de dezembro a março, o instituto não divulga relatórios mensais.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-23/desmatamento-na-amazonia-atingiu-63-km%C2%B2-em-fevereiro

Comentário:É muito ruim isso por que o ser humano está destruindo a natureza e acabando com o mundo.A natureza vai se acabar rapido com os avanços da tecnologia.

domingo, 27 de março de 2011

As 25 tartarugas mais ameaçadas

Apesar de habitarem o planeta desde a época dos dinossauros, estes animais estão sob séria ameaça de extinção devido à coleta excessiva de indivíduos para alimentação, uso medicinal ou como animais de estimação. A degradação e destruição de seus habitats contribuem ainda mais para a criticidade da situação.

Segundo Anders Rhodin, alguns quelônios estão entre os vertebrados mais ameaçados do mundo e metade das espécies correm risco de extinção.


A Ásia abriga 17 das 25 espécies mais ameaçadas, devido a décadas de comércio ilegal e uso insustentável. Todas as tartarugas na Ásia estão sendo impactadas de alguma forma pelo tráfico internacional de animais e produção de derivados. Só para atender à imensa demanda da China, milhares de indivíduos são importados de outros lugares da Ásia ou mesmo de outros continentes. Hoje no país praticamente não existem mais espécies nativas na natureza e a produção em cativeiro ainda é insuficiente.


Colecionadores também têm grande parcela de responsabilidade neste quadro, já que muitas vezes chegam a pagar milhares de dólares por um indivíduo no mercado negro. As leis internacionais e nacionais não estão sendo efetivas para coibir estas práticas.


No topo da lista está George Solitário, o último remanescente da tartaruga gigante de Pinta,das ilhas Galápagos. Em seguida, com apenas três machos e uma fêmea, está uma tartaruga gigante de carapaça mole.Encontrada na China e Vietnã, os indivíduos chegam a pesar 100 kg e atingem mais de um metro de comprimento. Confira acima as imagens das 25 espécies mais ameaçadas.


Fonte:http://www.oeco.com.br/salada-verde/24905-as-25-tartarugas-mais-ameacadas-do-planeta

Comentário:As pessoas tem que fazer algo para que esses animais,que existem a tanto tempo no mundo,não sejam extintos,assim como outras espécies.

terça-feira, 22 de março de 2011

Museu Nacional anuncia descoberta do maior dinossauro carnívoro do Brasil

Rio de Janeiro - O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anuncia a descoberta do Oxalaia quilombensis, o maior dinossauro carnívoro do Brasil

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2011-03-16/museu-nacional-anuncia-descoberta-do-maior-dinossauro-carnivoro-do-brasil

Comentário:Muito boa essa descoberta,podemos agoea saber qual foi o maior dinossauro que já existiu.

sábado, 12 de março de 2011

Aranha Vegetariana

Cientistas descobriram no México uma espécie de aranha vegetariana. A Bagheera kiplingi que se alimenta das pontas das folhas de acácias e, ocasionalmente, devora larvas de formiga. Tornando-se o primeiro entre os 40 mil aracnídeos conhecidos que se alimenta de plantas.

Não se sabe qual o motivo da aranha devorar formigas. As possíveis hipóteses são a predação como fonte de alimento. Uma tentativa de eliminar as formigas que também se alimentam das mesmas pontas de folhas.

Diferente de outras aranhas, ela não precisa jogar suco gástrico em sua comida, usando suas quelíceras para se alimentar. Porém, precisando mastigar ante de engolir.
 
Fonte:http://evolucaobiologia.blogspot.com/2009/10/noticias-da-biologia.html 
 
Comentário:Muito legal essa notícia por que nunca se viu uma aranha assim antes muito interessante para vários pesquisadores e biologos.

Semente extraterrestre da vida

A vida na Terra teve origem fora dela? Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos descobriu evidência da emissão, por meteorito primitivo, de nitrogênio, elemento químico fundamental encontrado em todos os organismos terrestres.

Sandra Pizzarello, da Universidade do Estado do Arizona, e colegas analisaram um meteorito que contém carbono e foi encontrado na Antártica. O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para determinar a composição molecular de compostos insolúveis encontrados no meteorito, o grupo coletou amostras que foram tratadas com água em altas temperatura e pressão.

A massa dos componentes resultantes foi analisada e os cientistas verificaram que emitia amônia (NH4) – um precursor importante para moléculas biológicas complexas, como aminoácidos e DNA – na água em torno.

Os pesquisadores analisaram os átomos de nitrogênio na amônia e determinaram que os isótopos atômicos não se encaixavam com os encontrados atualmente na Terra, descartando a possibilidade de que a amônia pudesse ter resultado de contaminação durante o experimento.

Estudos têm tentado sem sucesso identificar a origem da amônia responsável por desencadear a formação das primeiras biomoléculas na Terra.

A nova pesquisa sugere que meteoritos, que carregam com eles registros da química nos primórdios do Sistema Solar, podem ter semeado a Terra com os precursores moleculares da vida.

Fonte:http://biologias.com/noticias/883/Semente-extraterrestre-da-vida

Comentário:Muito interessante essa matéria,por causa que sempre imaginamos se existe vida fora da terra e eu acho que existe sim.Não tem como ter um universo tão imenso assim e não ter se quer uma vida existente que não seja na terra.Essas sementes podem ser uma prova delas.